sexta-feira, 13 de maio de 2011

Frases da Ministra Ana de Hollanda (“cultura de alta qualidade”) - Fabricio kc


Selecionei algumas frases pronunciadas pela Ministra Ana de Hollanda em entrevistas à imprensa e/ou publicadas por jornalistas.

Cabem, evidentemente, duas ressalvas:

1. Trata-se de um recorte – trechos escolhidos por mim para atender aos meus objetivos de crítica;

2. As frases pertencem a um determinado contexto: o da entrevista. Por isso, embora eu as reproduza isoladamente aqui, sugiro a leitura de cada entrevista nos links originais.
Entretanto, as frases são falas literais da Ministra, segundo os veículos de imprensa.

Estadão, 27 de março de 2011
Sobre a retirada da licença Creative Commons do site do Ministério:
“Aquele selo era uma propaganda dentro do site do MinC. Não existe a possibilidade de você fazer propaganda ali. A responsável agora sou eu e eu não podia permitir que isso continuasse.” – Ministra Ana de Hollanda, que manteve outros selos de entidades privadas dentro do site do MinC, tais como Twitter, WordPress, Flickr…
Sobre as críticas, originárias de várias frentes, dirigidas à sua gestão:
“E confesso que é mais violento do que eu imaginava. Porque esses movimentos organizados agiram com uma agressividade muito grande. E estão agindo ainda.”Ministra Ana de Hollanda
O Globo, 20 de abril de 2011
Sobre as críticas, originárias de várias frentes, dirigidas à sua gestão:
“Ah, sim, existe um grupo orquestrado que foi detectado logo no começo. Não vou ficar falando os nomes das pessoas. Às vezes me perguntam coisas que eu teria dito e que nunca disse. É um trabalho de desinformar e desqualificar tudo. Prefiro caminhar para a frente. Não vou ficar correndo atrás de boato.” – Ministra Ana de Hollanda


“Quem está me acusando é o pessoal da cultura digital, disseram até que eu era ministra do Ecad.”- Ministra Ana de Hollanda
Sobre a retirada da licença Creative Commons do site do Ministério:
“Não se pode, sem um processo legal, colocar uma propaganda, uma marquinha que leva para o site de uma entidade que presta um serviço. (…) Não tirei porque quis, não sou louca, consultei o setor jurídico.” – Ministra Ana de Hollanda
Sobre a polêmica do Blog da Bethânia:
“Vejo de uma forma preocupante essa demonização de artistas bem-sucedidos. Eu sou acusada de estar defendendo uma elite. Não defendo artistas bem-sucedidos, defendo cultura de alta qualidade.”Ministra Ana de Hollanda
Twitter, 11 de maio de 2011
Segundo o jornalista Renato Rovai, no Twitter, frase da Ana de Hollanda pronunciada durante a audiência da Ministra na Alesp (Assembléia Legislativa de São Paulo), no dia 10 de maio.
“A internet é uma coisa boa, mas é perigosa porque costumam denegrir muito as pessoas pela internet.”Ministra Ana de Hollanda
Revista Info, 28 de abril de 2011
Por fim, um trecho da fala da Ministra Ana de Hollanda, transcrito a partir de sua fala em audiência pública no Senado, dia 6 de abril de 2011. (Publicado no site Info).
Sobre a licença Creative Commons:
“Essa licença tem o problema de que não prevê remuneração, ainda não foi estudada essa forma. Existem sites que vendem e pagam; agora, a licença é gratuita. Então, temos que esclarecer que quem autorizar para a creative forms não vai receber, e até pode ver as diversas formas. Então nós temos que prever, sim. Na Constituição Brasileira já existe, é permitido, você pode autorizar de uma forma ou de outra. E se quiser, o autor pode autorizar para a creative forms. Não somos contra a creative forms; a creative forms é uma das formas que se utiliza. Os pontos futuros é muito usado em creative forms, porque eles gostam muito de compartilhar as suas produções. Então, eles trabalham com uma ferramenta muito útil. Agora, só estou falando que no site teve esse problema, porque, de uma certa forma, induzia ao uso de uma marca de uma entidade privada que oferece um serviço”.Ministra Ana de Hollanda

Conclusão

Para a coisa ficar mais objetiva, não farei comentários sobre as falas da Ministra – para mim, falam por si só. Mas mesmo assim manifesto a vergonha que é para o Brasil, para o Governo e para mim – como cidadão brasileiro – ouvir tais declaraçõs de uma Ministra de Estado da Cultura. Da Cultura! … defendendo a “Cultura de alta qualidade”.
O último trecho, confesso, eu nem sequer compreendi – alguém me auxilia?

Nenhum comentário:

Postar um comentário